sábado, 21 de agosto de 2010

Degenerações

O termo degeneração refere-se a alterações morfólogicas das células , não incluindo modificações no interstício.Degenerações são sempre processos reversíveis , ou seja lesões compativéis  com a volta da célula á normalidade após eliminada sua causa; sendo assim indica então as lesões reversíveis decorrentes de alterações Bioquímicas que resultam no acúmulo de substâncias  no interior da célula .
 Tomando-se por base a composição quimíca  das células(àgua, alatrólitos , lipídeos,carboidratos, e proteínas), as degenerações  são agrupadas de acordo com a natureza  da substância acumulada, sendo então as degenerações classificadas em:
  • Degenerações por acúmulo de água eletrólitos ex: Degeneração hidrópica ; 
  • Degeneração por acúmulo de proteínas, as mais importantes são as degenerações hialina e mucóide;
  • Degenerações por acúmulo de lipídeos;de maior interesse são a esteatose e as lipidoses;
  • Degeneração por acúmo de carboidratos , na maioria dos casos o acúmo de carboidratos nas células dar-se as deficiências de enzimas responsavéis por sua metabolização; as glicogenoses e as mucopolissacaridoses são as principais.
DEGENERAÇÃO HIDRÓPICA

Degeneração hidrópica é a lesão celular revérsivel caracterizada pelo acúmulo de água e eletrólitos no interior da célula,tornando -a  tumefeita, aumentada de volume.

DEGENERAÇÃO HIALINA

O conceito de degenetação hialina é morfotintorial: trata-se do acúmulo de material acidófilo no interior da célula.  O  mateial acúmulado é próteico , mas as alterações que levam ao seu acúmulo  variam de caso para caso.

DEGENERAÇÃO  MÚCOIDE

São conhecidas duas  condições:hiperprodução  de muco pelas células mucíparas dos tratos digestivo e respiratório,levando-as a se abarrotar de glicoproteínas (mucina),podendo  inclusive  causar morte celular;
Síntese exagerada de mucinas em adenomas e adenocarcinomas, as quais garalmente extravasam e lhe conferem aspecto de tecido múcoide.

ESTEATOSE

É o acúmulo de gorduras neutras (mono,di ou triglicerídeos)no citoplasma  de células que normalmente  não armazenam.


Bogliolo, patologia , 21/08/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário